NOTÍCIA


Detran abre espaço para cidadão debater segurança no trânsito


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) está lançando um debate público para questões relacionadas à segurança no Trânsito. Primeira ação neste sentido foi concretizada ontem (27) com o lançamento das câmaras de discussão do Fórum Permanente de Discussão sobre Acidentes de Trânsito e Preservação da Vida, promovido pelo órgão durante as comemorações pelo dia do motorista em 25 de julho. A idéia é que o cidadão possa participar efetivamente na definição de uma nova política de prevenção de acidentes, através da emissão de sugestões, opiniões e proposição de medidas que contribuam para uma maior segurança no trânsito.
A necessidade de criação do debate permanente sobre segurança no trânsito foi gerado a partir de estatísticas no setor, que retratam o alto nível de acidentes registrados na Bahia. Só para se ter uma idéia, de janeiro a outubro deste ano, as estradas federais que cortam a Bahia já registraram 5.242 acidentes, com 487 mortos e 3.241 feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Em Salvador, dados da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) revelam que 167 pessoas já morreram e 4.160 ficaram feridas em mais de 4.800 acidentes ocorridos até o mês de agosto.
A maior parte dos acidentes na capital envolve pessoas do sexo masculino entre 18 e 29 anos, geralmente alcoolizadas e acompanhadas por outro jovem na mesma faixa etária. A maioria das ocorrências é registrada durante os finais de semana – das 18h de sexta-feira às 20h de domingo. Já as mulheres são consideradas mais cautelosas ao volante e, nas ocasiões em que se envolvem em acidentes, geralmente estão na condição de passageiras.
No encontro foram criadas quatro câmaras de debates: Saúde, Educação para o Trânsito, Jurídica (Esforço Legal) e Engenharia de Tráfego. Na oportunidade, o órgão convocou toda a sociedade, através dos seus segmentos representativos, cidadãos voluntários e dispostos à discussão, organizações não-governamentais e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, comissões da Assembléia Legislativa, entre outros, para formalização da estrutura destas câmaras de discussão.
Para o diretor-geral do Detran-BA, Roberto Brandão, o fórum não deve ser tratado apenas como uma reunião de representantes de entidades para, apresentação de dados estatísticos, por exemplo. “Pretendemos inovar, saber o que a sociedade quer. Queremos discutir e não parar por aí. Buscamos ações efetivas para mudar esta realidade no trânsito”, disse o diretor.
O Fórum Permanente de Discussão sobre Acidentes de Trânsito e Preservação da Vida pretende reunir o maior número de pessoas interessadas em participar desta iniciativa, sejam elas entidades, órgãos, empresas ou cidadãos comuns. As inscrições podem ser feitas através do link do fórum, disponível no site www.detran.ba.gov.br, ou ainda, através do contato da Comissão Organizadora do Fórum pelo telefone (71) 3116-2299 ou pelo e-mail preservacaodavida@detran.ba.gov.br. “Compareça se tiver motivado. Convide amigos e instituições. Divulgue o nosso convite. Pratique a cidadania”, incentiva o diretor-geral do Detran-BA.

Dados relevantes
:

• A Bahia tem uma frota de mais de 1,7 milhão de veículos nas ruas, sendo que cerca de 600 mil circulam em Salvador.
• Em todo o mundo, são 1,2 milhão de mortes em acidentes de trânsito por ano.
• São cerca de 50 milhões de vítimas anuais no planeta, incluindo feridos e incapacitados para sempre.
• O custo dos acidentes nos países é maior do que 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB).
• O uso correto do cinto de segurança reduz em 61% o risco de acidentes fatais.
• Mudanças nas leis sobre o uso de bebida alcoólica na direção podem reduzir os acidentes em 20%.
• Para cada 1 km/h de redução na velocidade urbana, há uma redução de 2% no número de acidentes.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
* Com informações da Agecom

Fonte: Assessoria de Imprensa do DETRAN-BA