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Volvo desenvolve cinto de segurança que verifica grau alcoólico do motorista


A Volvo, montadora sueca, desenvolveu um carro experimental equipado com sistema múltiplo de travamento: uma combinação de analisador de hálito, verificador de cinto de segurança e uma chave especial que limita a velocidade do carro.

Para ligar o motor, o motorista deve primeiro soprar dentro do analisador (uma espécie de bafômetro acoplado à trava de cinto) e então travar o cinto de segurança. O teste do analisador tem que dar negativo e o cinto deve estar apertado - caso contrário o motor não dará a partida. O terceiro estágio é a velocidade delimitada previamente, programada na chave especial.

"Nós sabemos que grande parte dos acidentes de carro, que resultam em ferimentos graves fatais, são causados por motoristas sob influência do álcool. Também muitos desastres de carro provocam ferimentos sérios porque motoristas e passageiros não estavam usando cinto de segurança. É por isso que estamos trabalhando no desenvolvimento de um analisador de hálito e trava. Com nossa tecnologia de multitravamento o objetivo é tentar prevenir acidentes desse tipo", explica Ingrid Skogsmo, diretora da Centro de Segurança da Volvo Car Corporation.

Estatísticas internacionais também mostram que os jovens são a maioria das vítimas. O risco de se envolver em acidentes de carro entre os 18 e os 25 anos é duas vezes maior do que entre os 26 e 50 anos, de acordo com estatísticas da União Européia. Freqüentemente os acidentes são resultado de uma combinação letal de alta velocidade com inexperiência.

A Volvo Car desenvolveu o sistema de múltiplo travamento para estimular o interesse pela segurança no trânsito entre o público em geral e autoridades. Na versão da Volvo, a tecnologia é muito simples de usar , desde que o analisador de hálito esteja acoplado ao próprio cinto de segurança. O interesse da montadora é oferecer essa tecnologia para todos os seus clientes.