NOTÍCIA


Acidentes aumentam devido ao cansaço dos motoristas


Segundo dados da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, o número de acidentes com ônibus e micro-ônibus nas estradas do Estado cresceu 19%. Em 2004 foram 3.250 acidentes. Já o número de acidentes com automóveis foi de 6%, praticamente 1/3 do crescimento dos acidentes com ônibus. As informações são do Portal Estradas.

O excesso de viagens e o tempo acima de duas horas ao volante contribuem bastante para isso. De acordo com médico Dr. Marco Túlio de Mello, Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Brasil não existem estatísticas sobre esse ponto, mas em outros países a sonolência e conseqüentemente a fadiga são responsáveis por um percentual entre 26% e 32% dos acidentes nas estradas.

O especialista disse também que o ideal seria uma jornada que não ultrapasse 8 horas de trabalho, com descanso a cada duas horas, ou no máximo 3 horas, e com intervalos entre uma jornada e outra de, no mínimo 24 horas.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) estuda a viabilidade e instituição de um exame, denominado polissonografia (avaliação do sono), para verificar a situação em que trabalham os motoristas profissionais.

O exame seria feito gratuitamente para os motoristas e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e poderá ser exigido para a renovação da CNH, caso a resolução seja aprovada pelo órgão.