NOTÍCIA


Governo Federal quer que carros usem chip de identificação


O Governo Federal pretende obrigar todos os veículos brasileiros a implantar um selo com chip no vidro do carro. O objetivo é identificar veículos irregulares, ou seja, os não licenciados, que não pagam IPVA e multas e também os roubados ou clonados. A previsão do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) é que no final de 2006 o chip comece a ser colocado nos carros.

O chip, que ficará em um selo colado no vidro do carro, conterá todas as informações do veículo: seu tipo, cor, número da placa, e se ele está licenciado ou não. A idéia é instalar antenas ao longo das rodovias em todos os Estados para fazer a identificação automática dos veículos.

Segundo o DENATRAN, de cada três veículos que rodam no Brasil, um não é licenciado: um universo de cerca de 13,33 milhões de veículos irregulares no país, para uma frota total de 40 milhões de veículos (carros, motos e caminhões, entre outros). A idéia é fazer a cobrança imediata dos débitos em caixas de banco instaladas na própria rodovia ou em guichês dos Departamentos Estaduais de Trânsito. Se o motorista pagar o que deve, é liberado e pode seguir viagem, caso contrário, tem o veículo apreendido.

A Prefeitura de São Paulo e o Governo Estadual estão implantando sistemas semelhantes. São radares equipados com leitura automática de placas. Pela leitura das letras e dos números das placas também é possível identificar a situação dos veículos.